Um alerta importante: monitore, controle e estabeleça regras para o uso de smartphone, jogos, TV, computadores ou demais telas. Uso descontrolado é um perigo tanto pelo conteúdo que as crianças acessam quanto pelas alterações no comportamento que isso pode provocar. Distúrbios do sono, agitação, incitação à violência entre outros problemas podem surgir. Quanto tempo você deixa seus filhos expostos às telas?

Domingo, dia 21/02, fizemos uma enquete no Instagram sobre o uso diário de redes sociais/smartphone.

E sem surpreender ninguém (risos), encontramos os seguintes dados:

59% das pessoas disseram que usam mais de 2h por dia

36% entre 1 e 2h por dia

E 5% menos de 1h por dia.

Sem demonizar ou colocar as redes sociais, smartphone ou novas tecnologias como vilões, precisamos ficar atento ao modo como usamos tudo que está disponível para nós.

Mas agora uma observação muito importante para os pais que trabalham.

É claro que após um dia de trabalho, chegamos em casa cansados. E as crianças, na maioria das vezes, ainda estão ligadas no 220 volts. A nossa primeira tentação é dar o smartphone pra eles nos deixarem em paz (risos). Afinal, a insistência deles é gigante. Nem parece que são crianças.

Um alerta importante: monitore, controle e estabeleça regras para o uso de smartphone, jogos, TV, computadores ou demais telas. Uso descontrolado é um perigo tanto pelo conteúdo que as crianças acessam quanto pelas alterações no comportamento que isso pode provocar. Distúrbios do sono, agitação, incitação à violência entre outros problemas podem surgir.

Não é fácil, mas é seu papel estabelecer limites para o próprio bem da criança, garantindo assim a saúde do(a) filho(a).

 


Romilto Lopes

Psicólogo

Pós-graduado em Educação pela PUC- RS.

Comentários

Mais do blog

#dojeitoseguro 23 EPIs: proteção para o tronco

Ler mais...

Como não deixar a ansiedade vencer?

Ler mais...

Como montar um cronograma de estudos

Ler mais...

#dojeitoseguro 22 EPIs: proteção auditiva

Ler mais...