Veja se você tem aprendido utilizando o planejamento e método que você adotou. Se preciso, mude, teste novos jeitos. O importante é você aprendendo sempre, inclusive aprender que você tem um jeito de aprender. Você sabe se organizar para estudar?

 

Quando falamos em estudar, a maioria de nós pensa que é só sentar e começar a ler ou assistir vídeos. E é aqui que nós nos enganamos.

Estudar é uma atividade como outra qualquer. É preciso planejar, organizar e avaliar se o jeito como estamos fazendo está sendo bom, eficaz.

1º PLANEJE

Veja o que você precisa estudar. É muito conteúdo? Quanto tempo você tem disponível por dia? Qual será o seu horário de estudos? É on-line, presencial, em casa, no escritório, no transporte etc?

2º MÉTODO

Escolha um método que ajude você com seu aprendizado. Se você precisa estar em total silêncio, ok! Escolha um tempo para isso. Se você é mais auditivo do que visual, encontre materiais para seu perfil.

Outra coisa: estudar não é somente uma questão de tempo, mas de aproveitamento. Uma dica importante é fazer ciclos de estudos. 15 a 20 minutos focados seguido de um intervalo rápido de 5 minutos.

Enfim, conheça seu perfil.

3º AVALIE

Veja se você tem aprendido utilizando o planejamento e método que você adotou. Se preciso, mude, teste novos jeitos.

O importante é você aprendendo sempre, inclusive aprender que você tem um jeito de aprender.


Romilto Lopes

Psicólogo

Pós-graduado em Educação pela PUC- RS.

Comentários

Mais do blog

#dojeitoseguro 23 EPIs: proteção para o tronco

Ler mais...

Como não deixar a ansiedade vencer?

Ler mais...

Como montar um cronograma de estudos

Ler mais...

#dojeitoseguro 22 EPIs: proteção auditiva

Ler mais...