Boletim semanal #dojeitoseguro Neste número você irá conhecer sobre os Riscos de acidentes.

Boletim Semanal sobre Segurança e Saúde no trabalho.

 

Neste boletim, abordamos as responsabilidades de cada parte envolvidas nas relações de trabalho.

Faça o download para leitura, clicando aqui.


Olá, caro leitor. Chegamos ao último grupo: Riscos de acidentes. Talvez você até se pergunte: “mas todos os riscos anteriores não poderiam provocar acidentes?”. Bom, não diretamente.

Precisamos fazer uma diferença entre acidentes e doenças ocupacionais. Alguns riscos provocam acidentes, outros provocam doenças em decorrência da exposição e outros podem provocar acidentes com futuras doenças ocupacionais.

Por isso, um grupo separado para os riscos de acidentes. Muitas situações podem gerar acidentes nos ambientes de trabalho. São elas:

  • arranjo físico inadequado,
  • máquinas e equipamentos sem proteção,
  • ferramentas defeituosas e inadequadas,
  • iluminação inadequada,
  • eletricidade exposta,
  • probabilidade de incêndio ou explosão,
  • armazenamento inadequado,
  • animais peçonhentos etc.

 

Viu? Muita coisa. Por isso, quanto mais organização, melhor a prevenção. Vamos começar com um exemplo simples que acontece no trabalho e em nossas casas: sabe aquela fiação de computadores ligados a uma extensão? Na mesma extensão estão a impressora, outro computador, algum aparelho eletrônico. Aí a gente quer espaço para colocar o carregador do celular e por aí vai. Já imaginou o risco de curto circuito?

Outro exemplo que pode acontecer: armazenar caixas no depósito. Devemos respeitar o limite máximo de empilhamento. E isso depende do conteúdo da caixa. Elas podem desequilibrar e cair sobre alguém quando for procurar. Outra situação: coisas como baldes, panos, vassouras, caixas espalhadas de qualquer forma em corredores e escadas. Já imaginou tropeçar e cair?

Fica a dica: nunca retire a proteção de máquinas e equipamentos, a não ser que você seja o responsável pela manutenção e tenha recebido o treinamento adequado. Chame um eletricista para fazer os reparos ou comunique o setor responsável para fazer essa tarefa. Organize fios, caixas e demais objetos em seu ambiente de trabalho.

Para prevenir os riscos de acidentes, nossas atividades laborais precisam ser planejadas e nosso ambiente revisado.

 

Comentários

Mais do blog

A importância da prevenção da saúde mental das equipes

Ler mais...

Folder explicativo - Faça bonito

Ler mais...

Faça bonito: prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Ler mais...

#dojeitoseguro 18 O comportamento humano

Ler mais...