Nesta edição iniciamos a nova série, aprofundando o conhecimento sobre os EPIs. Faça o download, ouça ou leia nosso podcast no site estudyou.com #dojeitoseguro #vocêaprendendosempre #epi

Nesta edição iniciamos a nova série, aprofundando o conhecimento sobre os EPIs.

Baixe o boletim clicando aqui.

#dojeitoseguro #vocêaprendendosempre #epi

 

 

 

 

Olá,

Bem, já sabemos que no nosso ambiente existem chances da ocorrência de acidentes dos mais variados tipos. Mas o que é um EPI?

A norma define que “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho” é considerado EPI. Eles são regulamentados pela NR-06, que trata sobre equipamento de proteção individual. São conhecidos por ser dispositivos de segurança destinado a proteger os trabalhadores quanto aos riscos presentes nos ambientes. São extremamente necessários no ambiente de trabalho, quando as medidas de controle administrativas e de proteção coletiva não resolvem a exposição aos riscos.

Pessoal, é muito importante colocar na cabeça uma coisa: o EPI não evita o acidente, quem evita acidente é você, trabalhador treinado e conscientizado. O uso de botinas de segurança com palmilha de aço, por exemplo, não evita que o trabalhador pise em alguma tábua com pregos, mas vai te proteger melhor caso isso aconteça. Outro detalhe, diz respeito sobre o desconforto: quem falou que é gostoso usar EPI? Se alguém já te falou isso, eu lamento informar, pois existem muitos EPIs desconfortáveis, e se você usar ele incorretamente, com certeza vai ficar mais desconfortável ainda. Mas fique tranquilo, a indústria de EPIs evoluiu muito, hoje temos no mercado, muitos EPIs que dão um banho no conforto. Mas lembre-se de uma coisa, o sofrimento causado pelo uso do EPI é menor do que o risco que você corre se abstendo do mesmo por alguns minutos.

E como eu fico sabendo qual EPI usar? Quando tenho que usar? Já falamos em outro boletim sobre as Normas Gerais de Segurança ou Ordem de Serviço. É neste documento que está estabelecido como, quando e quais EPIs utilizar. Por isso, fale com o responsável de sua empresa para ter acesso à Ordem de Serviço de sua empresa, pois ela é específica a atividade e local de trabalho.

No próximo boletim iremos falar dos diversos tipos de EPIs e a proteção oferecida. Continue acompanhando através de nosso site estudyou.com. Nos encontramos na próxima edição. Até.

Comentários

Mais do blog

Black Friday: por que compramos compulsivamente

Ler mais...

Três a cada quatro brasileiros não fornecem informações corretas no currículo

Ler mais...

Desafios de saúde mental e física persistirão após a pandemia

Ler mais...

Qual extintor deve ser usado?

Ler mais...