Nesse episódio, iniciamos a descrição dos tipos de proteção que os EPIs fornecem.

Nesse episódio, iniciamos a descrição dos tipos de proteção que os EPIs fornecem.

Baixe o boletim no formato pdf clicando aqui.

#epi #epc #proteção 

Se preferir, pode ler abaixo.

Seja bem-vindo. Nesta edição começamos a conhecer as proteções oferecidas pelos EPIs para cada parte do corpo. São elas:

a)    PROTEÇÃO DA CABEÇA 

b)    PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE

c)    PROTEÇÃO AUDITIVA

d)    PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

e)    PROTEÇÃO DO TRONCO

f)     PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

g)    PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

h)    PROTEÇÃO DO CORPO INTEIRO

E também há a

i)      PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL

Para a proteção da cabeça temos os capacetes e balaclava ou capuz. Existe diferença nos tipos e você deve procurar seu profissional de segurança para saber qual EPI é indicado para a atividade. Alguns protegem contra choques elétricos, enquanto outros protegem apenas contra impactos. Alguns possuem abas em sua totalidade, outros apenas abas na parte frontal. Há também aqueles que não possuem abas. Verifique com o responsável qual você deve usar.

Já o capuz oferece proteção para o crânio e o pescoço, por exemplo contra o frio, gerado em câmaras frias. Há também aqueles que protegem contra respingos de materiais abrasivos ou de origem térmica em processos de soldagem, metalúrgicas ou respingos de produtos químicos. Outros modelos de capuz balaclava protegem contra arco elétrico. Existe também o capuz de tecido hidro-repelente para proteção química destinado a trabalhadores quando realizam a aplicação de defensivos agrícolas.

Mais uma vez, a pessoa que entende qual o tipo de Epi mais recomendado é o profissional de segurança da sua empresa. Converse com ele sobre como usar, guardar e conservar. Pois como vimos, é papel da empresa fornecer o EPI adequado. E é papel do trabalhador usar, guardar e conservar o EPI para sua própria proteção.

Para saber mais sobre Segurança e saúde no trabalho continue acompanhando nosso boletim. Acesse nosso site estudyou.com e ouça, leia ou faça o download de nossos materiais. Lembre-se: cultura de segurança no trabalho é responsabilidade de todos. Nos encontramos no próximo boletim.

Comentários

Mais do blog

Black Friday: por que compramos compulsivamente

Ler mais...

Três a cada quatro brasileiros não fornecem informações corretas no currículo

Ler mais...

Desafios de saúde mental e física persistirão após a pandemia

Ler mais...

Qual extintor deve ser usado?

Ler mais...