Nesta edição, falamos sobre as proteções para os olhos e a face. Acesse nosso site e saiba mais estudyou.com #epc #epi #vocêaprendendosempre

Nesta edição, falamos sobre as proteções para os olhos e a face.
Acesse nosso site e saiba mais estudyou.com
#epc #epi #vocêaprendendosempre

 

Olá, seja bem-vindo.

Nesta edição vamos abordar as proteções para os olhos e face. Já andou de moto com a viseira aberta? E numa situação assim já entrou algum inseto ou cisco em seus olhos? Não é horrível? Da mesma forma, no ambiente de trabalho também pode acontecer situações semelhantes. E para evitar acidentes, existem as proteções oculares e faciais. Vamos conhecer um pouco.

Cuidar dos olhos é um hábito que deve fazer parte da nossa vida. Não apenas proteger os olhos contra os impactos dos objetos ou escoriações, muitas vezes presentes nos locais de trabalho, mas também preservar a visão e tomar os cuidados indicados para evitar problemas ao longo dos anos.

Nas atividades com exposição aos mais diversos riscos, como nos processos de geração de partículas de madeira, aço, vidro, materiais químicos, radiação, vapor, particulados, vapores e fagulhas podem atingir os olhos. Ao acontecer isso, sua visão pode ser parcial ou completamente afetada. Sem contar que nem sempre essas lesões acontecem no momento do trabalho, muitas vezes elas surgem a longo prazo. Os óculos e os protetores faciais são utilizados nos vários segmentos de empresas e por diversos profissionais das áreas da construção civil, nas indústrias, no meio rural, na área de saúde, em fundições com proteção para o calor radiante, raios ultravioletas, em laboratórios e outros mais.

Lembre-se: se você corre risco de projeção de alguns destes materiais sobre os olhos, proteja-o, basta um momento sem o equipamento, para que os acidentes ou doenças aconteçam. É importante saber que existem diversos tipos de óculos e protetores faciais, sendo eles em lentes amarela, incolor, cinza e verde. Com tanta diversidade de lentes, bate aquela dúvida. Qual dessas é mais indicada utilizar? Bem, vamos explicar!

a)    Amarelas: garantem a qualidade na visão em locais de trabalho com baixa luminosidade, além de proteger os olhos contra os impactos de partículas volantes.

b)    Incolores: utilizadas onde não há luminosidades intensas, pois, irá prejudicar a visão do trabalhador. A lente incolor é ideal para locais de trabalho com ambientes claros, mas sem deficiência de luminosidade intensa.

c)    Cinzas: para ambientes com luminosidade intensa ou trabalhos à céu aberto.

d)    Verdes: contribuem com a proteção dos olhos no trabalho com infravermelho e soldas e geralmente são muito utilizadas pelos soldadores.

 

Além da classificação pelo tipo de lente, a NR-06 estabelece os seguintes tipos de óculos de segurança:

a) óculos para proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes;

b) óculos para proteção dos olhos contra luminosidade intensa;

c) óculos para proteção dos olhos contra radiação ultravioleta;

d) óculos para proteção dos olhos contra radiação infravermelha.

 

Para os protetores faciais a NR-06 coloca para as seguintes proteções:

a) protetor facial para proteção da face contra impactos de partículas volantes;

b) protetor facial para proteção da face contra radiação infravermelha;

c) protetor facial para proteção dos olhos contra luminosidade intensa;

d) protetor facial para proteção da face contra riscos de origem térmica;

e) protetor facial para proteção da face contra radiação ultravioleta.

 

Já nos processos de solda, a norma ainda coloca à disposição o uso de máscaras faciais para a atividade. Elas protegem o trabalhador quanto a radiação infravermelha, ultravioleta e luminosidade intensa. Existem as máscaras que podem ser fixadas a face do trabalhador com carneiras, outras que são seguradas manualmente e outras mais modernas com sistemas de escurecimento automático. Lembramos mais uma vez: converse com o responsável pela segurança em sua empresa e saiba quais proteções são necessárias para a atividade que você faz.

Continue acompanhando nosso boletim para saber mais sobre segurança e saúde no trabalho. Acesse nosso site estudyou.com e conheça outros materiais que podem te ajudar no dia a dia. Nos encontramos na próxima edição. Até.

Comentários

Mais do blog

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Só um terço da jornada de trabalho é de “trabalho de verdade”

Ler mais...

Pesquisas traçam panoramas do trabalho feminino

Ler mais...