Nesta edição apresentamos algumas proteções para as mãos. Acesse nossos materiais no site estudyou.com #epi #epc #dojeitoseguro

Nesta edição apresentamos algumas proteções para as mãos.
Faça o donwload clicando aqui.

#epi #epc #dojeitoseguro

 

 

Olá, seja bem-vindo a mais um boletim semanal #dojeitoseguro.

Nesta edição falaremos de um dos equipamentos de proteção mais importante que há, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição, que são as mãos. E convenhamos, as mãos acabam adquirindo um grau de importância muito alto para nós, pois é um dos nossos membros que mais usamos na realização das tarefas. Nossas mãos são membros complexos com uma sofisticada estrutura, composta por nervos, tendões, tecido muscular e ossos que trabalham sincronizadamente. Sem as mãos, acabamos por ficar impossibilitados de realizar muitas das atividades no dia a dia. Você sabia que mais de 30% dos casos de acidente do trabalho envolvem lesões nas mãos? 

Agora uma coisa é certa, existem muitas luvas por aí. A variedade é tão grande que, às vezes, você pode se perder utilizando uma luva que não é adequada para sua atividade. Podemos encontrar luvas para proteção contra:

 

a) agentes abrasivos e escoriantes;

b) agentes cortantes e perfurantes;

c) luvas para proteção das mãos contra choques elétricos;

d) agentes térmicos;

e) agentes biológicos;

f) agentes químicos;

g) vibrações;

h) umidade proveniente de operações com uso de água;

 

Portanto, as luvas de segurança são destinadas à proteção das mãos, dos dedos e dos braços contra os mais diversos riscos encontrados no ambiente de trabalho. Como por exemplo:

Riscos de mecânicos - Para este risco existem as luvas que protegem contra os acidentes por abrasão, corte por lâminas, perfuração e outros.

Riscos químicos: as luvas utilizadas para manusear certos tipos de produtos químicos devem ser impermeáveis ao produto, pois uma das vias de absorção do produto químico no organismo humano é através da pele (via cutânea).

Risco térmico: Há situações em que o trabalhador fica exposto a temperaturas elevadas e também a temperaturas baixas.

Luvas para agentes biológicos e umidade proveniente de água: Podemos encontrar vários materiais que são usados na produção de luvas que garantam uma proteção biológica e contra umidade, produto feito de borracha natural, borracha sintética, misturas de borracha natural e sintética, ou de policloreto de vinila, de uso único, são alguns exemplos.

Luvas para agentes elétricos: Para quem trabalha em local com risco de exposição a choques elétricos, podemos encontrar as luvas fabricadas em borracha que oferecem proteção contra choques e queimaduras graves, causadas por choques elétricos, podendo ter uma capacidade de isolamento de 500 a 40.000 volts

É importante frisar que, cada modelo de luva e seu uso dependerá do tipo de proteção desejada, ou seja, deve-se fazer uma avaliação criteriosa da natureza do risco, tipo de atividade, resistência química, assim como a permeabilidade e tempo de rompimento para qual risco quer se proteger. Viu que não é tão simples escolher uma luva, pois existe uma infinidade no mercado.

 

Portanto, para saber qual luva é a mais adequada para sua atividade converse e peça orientações e treinamentos para o responsável em sua empresa.

Continue acompanhando nosso boletim semanal e fique por dentro de notícias e dicas para segurança e saúde no trabalho. Acesse nosso blog em estudyou.com e baixe nossos materiais gratuitos. Nos encontramos no próximo boletim. Até.

Comentários

Mais do blog

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Só um terço da jornada de trabalho é de “trabalho de verdade”

Ler mais...

Pesquisas traçam panoramas do trabalho feminino

Ler mais...