Nesta edição, abordamos sobre as vestimentas e macacões que podem ser utilizados nas atividades laborais. Acesse nosso blog no site https://estudyou.com e fique por dentro das notícias sobre Segurança e Saúde no trabalho.

Nesta edição, abordamos sobre as vestimentas e macacões que podem ser utilizados nas atividades laborais.

Faça o download do boletim clicando aqui.

#epi #epc #dojeitoseguro #vocêaprendendosempre

 

 

 

 

 

Olá, seja bem-vindo a esta edição do nosso boletim semanal.

Nesta edição vamos falar sobre as vestimentas e os macacões, que assim como um capacete, ou uma luva, também são considerados EPIs, mas logicamente com finalidade de proteção diferente. Muitas vezes, eles são confundidos com uniformes. Alguns trabalhadores acham que é tudo a mesma coisa, mas não é.  O uniforme é um padrão de roupa para identificar os membros, e até mesmo padronizar, constrói um visual, uma marca da empresa, e também atender exigências de determinadas atividades ou condições de trabalho que impliquem contato com sujidade, agentes químicos, físicos ou biológicos ou para permitir que o trabalhador seja mais bem visualizado, estas vestimentas, também conhecidos por uniformes não possuem um certificado de aprovação expedido pelo ministério do trabalho. Mas estão regulamentados na NR-24, VEJAMOS:

 

24.8 Vestimenta de trabalho

24.8.1 Vestimenta de trabalho é toda peça ou conjunto de peças de vestuário, destinada a atender exigências de determinadas atividades ou condições de trabalho que impliquem contato com sujidade, agentes químicos, físicos ou biológicos ou para permitir que o trabalhador seja mais bem visualizado, não considerada como uniforme ou EPI.

24.8.2 O empregador deve fornecer gratuitamente as vestimentas de trabalho. 24.8.3 A vestimenta não substitui a necessidade do EPI, podendo seu uso ser conjugado.

 

Já as vestimentas, roupas de proteção, como são conhecidas, possuem o certificado de aprovação, o famoso CA. São usadas especialmente para proteger os usuários contra atividades de risco.

Vestimentas ou macacões servem para proteger os trabalhadores nos mais variados riscos presentes, como, por exemplo, em locais com elevada temperatura, respingos de materiais e calor radiante, muito comum em fundições. Locais com exposição a umidade intensa como mineração e indústria alimentícia também podem utilizar essas vestimentas. Indústrias químicas, atividades de pintura, hospitais e na agricultura, durante a aplicação de defensivos agrícolas, também são exemplos de locais e atividades que podem utilizar esses EPIs. Riscos biológicos em laboratórios, hospitais, serviços de limpeza de resíduos são outros exemplos.

Talvez você até se pergunte: “Qual a diferença do macacão para a vestimenta?” Bem, o macacão de proteção, por exemplo, tem a mesma finalidade das vestimentas, porém são confeccionados em peças únicas, proporcionando proteção do tronco, membros superiores e inferiores de uma vez, já as vestimentas podem ser em peças separadas.

Como visto, para cada risco também encontramos a proteção adequada, basta agora observar algumas situações para total eficácia da proteção de sua vestimenta ou seu macacão, visto que cada um pode ser confeccionado nos mais diversos materiais como tecidos antichamas, protetores contra raios UV, tecidos com proteção biológica e tratamento hidro-repelente, muito utilizado nos tecidos de macacões para aplicação de herbicidas.

Primeiramente, aprenda que devemos verificar com o profissional de SST qual a melhor vestimenta ou macacão que seja compatível com a função que você está exercendo, principalmente em relação ao material que foi confeccionada, pois como já mencionada para cada segmento precisa ser usado um material diferente.

 

Atividades com exposição a umidade, material químico ou biológico; atividades com exposição a Agressões térmicas ou com exposição a Riscos elétricos exigem EPIs específicos. Por isso, antes de usar qualquer EPI veja se ele é o mais recomendado para a sua atividade de trabalho e para os riscos presentes.

Para saber mais sobre segurança e saúde no trabalho, continue acompanhando nosso boletim através de nosso site estudyou.com ou de nossas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Nos encontramos na próxima edição. Até.

Comentários

Mais do blog

Empresas devem ajudar na educação financeira dos profissionais

Ler mais...

#dojeitoseguro 33 Treinamento de NR 01

Ler mais...

Cartilha: Informações importantes sobre doenças mentais e suicídio

Ler mais...

Por que sentimos culpa por não estarmos ocupados?

Ler mais...