Nesta edição, apresentamos recomendações úteis para o processo de trabalho.

Nesta edição, apresentamos recomendações úteis para o processo de trabalho.

Faça o download clicando aqui.

 

 

 

Olá, seja bem-vindo a esta edição do nosso boletim semanal.

Nesta edição, vamos apresentar algumas recomendações úteis durante os processos de trabalho.

Ao utilizar grampeadores ou furadores de papel, tome cuidado para não ferir as mãos. Use a pressão necessária para que o instrumento funcione normalmente, sem nunca forçá-lo bem como evite brincadeiras com o equipamento.

O uso e a guarda de tesouras merecem o devido cuidado: após o uso, a tesoura deve ser guardada, de preferência em gavetas. Nunca use a tesoura para substituir a chave de fenda, apontar lápis ou retirar grampos.

Em hipótese alguma utilize a lâmina ou o cortador para apontar lápis. Para isso, use o apontador mecânico, ele foi feito justamente para esse processo. E lembre-se: o improviso pode gerar graves acidentes.

Na execução de limpeza e/ou quando houver piso com derramamento de água ou qualquer tipo de líquido, deve ser sinalizado com placas de segurança para efetuar a limpeza do ambiente, evitando assim riscos de queda. Pode ser que bem neste momento alguém passe e escorregue. O derramamento de líquidos é muito comum por exemplo em padarias, restaurantes, oficinas, mas também próximo a bebedouros ou à copa. Mantenha o ambiente limpo, antes que alguém caia.

Escadas portáteis devem ser utilizada quando precisar apanhar algum documento arquivado em prateleiras ou armários altos. Não utilize cadeiras, caixas empilhadas, gavetas de arquivos, prateleiras, banquetas nem tente escalar a prateleira ou qualquer outro tipo de improvisação. Para maior segurança, essas escadas devem ter os pés guarnecidos por sapatas de borracha e tirantes de abertura.

O trabalho em altura, quando acima de 2 (dois) metros do nível inferior, deve seguir algumas recomendações detalhadas pela NR-35 que trata sobre essa atividade. Todo trabalho acima desta altura deve ser executado por trabalhador treinado e apto pelo médico da empresa e autorizado para atividades rotineiras e aquelas que não são rotineiras somente através de permissão de trabalho.

As instalações e ligações elétricas devem estar sempre em boas condições e qualquer irregularidade deve ser reparada por profissional especializado. A NR-10, por exemplo, cita que toda intervenção em sistema elétrico deve ser realizada por profissional treinado e autorizado pela empresa. Lembre-se: nunca tente consertar ou fazer uma instalação; por menor ou mais simples que pareça, sempre solicite o eletricista.

Respeite o limite de 23 kg para movimentação de peso. Caso não seja possível tente chamar o colega para ajudar, mas desde que o mesmo possua a mesma estatura. Existem várias ferramentas e equipamentos que podem ajudar nesse processo. Por exemplo, o uso de bancadas ergonomicamente adequadas, sistema de elevação e esteiras transportadoras. Deixe os pesos para os equipamentos.

Atividades que geram faíscas, como esmerilhamentos, soldagem com eletrodos, lixagem etc. devem ser executadas por profissional qualificado e treinado, utilizando dispositivos de segurança e mantendo a distância de fontes de ignição. Mantenha o ambiente ventilado e, se possível, utilize sistema de exaustão no processo, sendo indispensáveis os EPIs para essa atividade. Lembre-se de verificar se há no ambiente algum produto químico e/ou outras atividades que possam gerar incêndios. Já pensou que alguma fagulha destas pode ser o estopim para um grande acidente, uma grande explosão?

Siga todas as orientações do profissional responsável pela Segurança e Saúde no trabalho.

Para continuar acompanhando mais sobre segurança e saúde no trabalho, acesso nosso blog em estudyou.com. Nos encontramos no próximo boletim.

Comentários

Mais do blog

Black Friday: por que compramos compulsivamente

Ler mais...

Três a cada quatro brasileiros não fornecem informações corretas no currículo

Ler mais...

Desafios de saúde mental e física persistirão após a pandemia

Ler mais...

Qual extintor deve ser usado?

Ler mais...