De acordo com o nosso dicionário da língua portuguesa, a palavra inflamável significa: “que ou o que se pode inflamar ou se inflama facilmente”. Logo, inflamável é tudo aquilo que pega fogo fácil! Qual a diferença de inflamáveis e combustíveis?

Vamos começar entendendo o que é inflamável. De acordo com o nosso dicionário da língua portuguesa, a palavra inflamável significa: “que ou o que se pode inflamar ou se inflama facilmente”. Logo, inflamável é tudo aquilo que pega fogo fácil!  Mas pessoal, dentro do que trata a NR-20, podemos encontrar ainda os inflamáveis de forma líquida, sólida ou gases.

 

Exemplos desses tipos de produtos inflamáveis são os explosivos, classificados como:

- Sólidos, como por exemplo, dinamite;

- Líquidos, tal como a nitrocelulose

- Mistura como a pólvora.

Além dos produtos sólidos ou líquidos existem também os gases inflamáveis, que são aqueles tipos de gases que se incendeiam rapidamente. Quer um exemplo? O gás liquefeito de petróleo - GLP, o famoso gás de cozinha, que é super inflamável. Mas há somente este tipo de gás? Não! Existe o gás Metano (CH4), Butano (C4H10), Etileno (C2H4), Etano (C2H6), Propano (C3H8), Xileno (C8H10): cada gás um tipo de produto inflamável.

E os líquidos inflamáveis? Também existem. Um exemplo deste tipo de produto é o aldeído de acético, acetona, benzina, acrilato de metila, nitrato de metila, e, os mais populares, o álcool etílico, a gasolina e o querosene.

 E combustível? Podemos definir como toda substância sólida, líquida ou gasosa capaz de queimar e alimentar a combustão. Em princípio, todas as substâncias são combustíveis, para efeito de combate ao fogo. Poderão ser considerados como materiais incombustíveis os que queimam somente acima de 1500ºC. E o mais importante é que você saiba que a maioria dos combustíveis entram em combustão em fase gasosa quando em contato com uma fonte de energia, como uma chama, por exemplo.

Mas é importante mencionar que a NR-20 trata especificamente da forma gases e líquidos combustíveis e inflamáveis. E qual a diferença de líquidos combustíveis e inflamáveis? Bem, o que manda são as diferenças do ponto de fulgor de cada uma.

Olha só o que diz a norma NR-20:

20.3.1 Líquidos inflamáveis: são líquidos que possuem ponto de fulgor ≤ 60º C.

20.3.2 Gases inflamáveis: gases que inflamam com o ar a 20º C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.

20.3.3 Líquidos combustíveis: são líquidos com ponto de fulgor > 60º C e ≤ 93º C

Na prática, resumindo: Líquidos combustíveis quando aquecidos liberam vapores inflamáveis perigosos, e devem ter a mesma atenção quando falamos de líquidos inflamáveis, porque estes também liberam vapores.

Conheça nossos cursos de NR 20 e atualize seu currículo! Saiba mais clicando aqui.

Comentários

Mais do blog

Black Friday: por que compramos compulsivamente

Ler mais...

Três a cada quatro brasileiros não fornecem informações corretas no currículo

Ler mais...

Desafios de saúde mental e física persistirão após a pandemia

Ler mais...

Qual extintor deve ser usado?

Ler mais...