Confira alguns efeitos da má iluminação e o impacto em sua produtividade. Quais os efeitos da iluminação no seu humor?

A iluminação de um ambiente, quando inadequada, pode afetar seu humor e seu bem-estar. Má iluminação – pouca luz – ou a luz fria das lâmpadas fluorescentes, podem causar tensão nos olhos, estresse e fadiga. Muito importante, se possível, em seu ambiente possa haver à disposição a luz natural, pois ela pode te ajudar a reduzir o estresse e até mesmo ansiedade e melhorar a concentração.  

Em um estudo de 2014, pesquisadores da Northwestern Medicine juntos com a University of Illinois descobriram que trabalhadores que tiveram mais exposição à luz através de janelas do escritório, dormiram mais, e melhor à noite. Eles também obtiveram mais atividades físicas quando comparados com os trabalhadores cujos escritórios não tinham janelas. O motivo pelo qual é tão importante obter regularmente uma exposição à luz do dia? A luz solar ajuda nossos corpos a regularem nossos “relógios internos” ou ciclos circadianos – o que afeta nosso sono e energia – assim como a liberação de serotonina pelo cérebro, um hormônio que ajuda a nos sentirmos concentrados e calmos.

Às vezes, o trabalhador tem uma janela atrás dele, o que não é adequado, pois assim levaria a causar reflexos devido a luminosidade do sol que iria de encontro direto à tela do computador, mas se você puder fechá-la, sempre que possível, não vejo problemas. Também não recomendo sentar-se de frente para a janela, pois vai te atrapalhar quanto à atenção. Da mesma forma, se tiver uma persiana que ajude a eliminar, quando necessário, esta iluminação natural para não atrapalhar, por exemplo, no uso de um computador, também não vejo problemas.

Agora vamos lá, imagine que não é possível você ter uma iluminação natural, sem problemas, vá mais para fora da edificação ou para uma janela receber um pouco da luz do dia.

 

Conheça nosso treinamento de NR 17, que propõe as adequações necessárias para o ambiente no trabalho. Clique aqui e saiba mais.


Márcio dos Santos

Especialista em Higiene Ocupacional

Pós-Graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior

Pós-graduado em Gestão Ambiental

Administrador de Empresas

Técnico de Segurança do Trabalho

Comentários

Mais do blog

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Reputação passa a ser o segundo quesito mais valorizado nas empresas

Ler mais...

Só um terço da jornada de trabalho é de “trabalho de verdade”

Ler mais...

Pesquisas traçam panoramas do trabalho feminino

Ler mais...