logo-estud-bandeira

Como saber qual extintor usar?

Como saber qual extintor usar?

Não basta apertar e usar. Para combater de modo eficaz um princípio de incêndio é preciso saber qual extintor utilizar. 

Qual extintor deve ser usado?

Um aspecto muito importante que não deveríamos nos esquecer é a prevenção, pois antes de combater um incêndio ou fazer a evacuação o que foi feito para a prevenção?

Todo o processo de prevenção de incêndio se dá através de ações que vão desde impedir que um sinistro aconteça até mesmo fazer o controle do sinistro para minimizar os efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Em todo caso, vamos falar de algo que já está na fase final da prevenção: os extintores.

Extintores ou agentes extintores são dispositivos fixados em pontos estratégicos nos estabelecimentos, possuindo uma variedade de agentes internos que agem sobre o incêndio resfriando e abafando. Geralmente pessoal você vai encontrar extintores de 6 kg, 8 kg, 10 Litros, 12 kg, extintores de roda também em várias capacidades.

Mas o importante é que você entenda cada um e suas limitações. O extintor deve estar fixado na parede ou sobre uma estante, e devidamente sinalizado com placas padrões. Lembre-se de nunca pendurar nada no extintor, e nunca o instalar atrás de portas ou em escadas. Todo extintor possui dois sistemas de segurança, sendo um o lacre que tem a finalidade de demonstrar que o extintor está em boas condições de uso, e o pino de segurança, que trava o gatilho do extintor. Todo extintor deve ser inspecionado mensalmente e/ou quando a legislação exigir, devendo verificar se as mangueiras não estão entupidas, se o lacre está ok, se está sinalizado, se necessita ser recarregado pela acusação no manômetro, quando aplicável. Muito importante, extintor não combate o incêndio, ele foi feito e está a sua disposição para o princípio de incêndio. Vamos conhecer os tipos de extintores mais usados e suas limitações.

­   Extintor de água: Age por resfriamento, podem ser utilizados em incêndios CLASSE A, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada, neblina, jato contínuo, etc.). Uma limitação importante para evitar acidentes, é que  a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico. Quando utilizada em combate a fogo em líquidos inflamáveis, há o risco de ocorrer transbordamento do líquido que está queimando, aumentando, assim, a área do incêndio.

­   Extintor de pó químico seco: Os pós-químicos a base de Bicarbonato de sódio (o mais comum) ou o bicarbonato de potássio, agem por abafamento. As partículas de produto químico finamente divididas, são interceptoras de radicais livres e quebram o processo de oxidação da reação em cadeia de combustão dentro da chama. Eles são extremamente eficientes nos incêndios CLASSES B e C.  Ainda temos outro extintor de incêndio, mais conhecido como extintor ABC, que contém em sua formula o Fosfato de monoamônio, é o único pó químico que é eficiente em incêndios de combustíveis da CLASSE A, sendo assim pode ser usados nas CLASSES A, B e C.

­   Extintor de espuma: A espuma constitui-se de um aglomerado de bolhas de ar ou gás (CO2) envoltas por película de água. Ela é considerada mais leve que todos os líquidos inflamáveis, é utilizada para extinguir incêndios por abafamento e, por conter água, possui uma ação secundária de resfriamento, é extremamente utilizada na CLASSE B. Também podendo ser utilizado para combater um incêndio de CLASSE “A”, porém com menor eficácia.

­   Extintor De Gás Carbônico: É um gás inerte, sem cheiro e sem cor. Devido à sua capacidade condutora ser praticamente nula, o CO2 é muito usado em incêndios de CLASSE “C”. A sua forma de agir é por abafamento, para as demais classes não é tão eficaz.

Extintor de pó químico especial: É o agente extintor indicado para incêndios da CLASSE D. Ele age por abafamento.


Saiba mais sobre meios de prevenção e de combate a princípio de incêndio através de nosso treinamento de NR 23.

Clique aqui e saiba mais.

Treinamento Básico de NR 23 | Prevenção e Combate ao Incêndio from estud.you on Vimeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(69) 3536-5332
atendimento@estudyou.com