logo-estud-bandeira

Qual a diferença entre inflamáveis e combustíveis?

Qual a diferença entre inflamáveis e combustíveis?

Arte ilustrativa de combustíveis inflamáveis pegando fogo

Inflamáveis

Vamos começar entendendo o que é inflamável. De acordo com o nosso dicionário da língua portuguesa, a palavra inflamável significa: “o que se pode inflamar ou se inflama facilmente”. Logo, inflamável é tudo aquilo que pega fogo fácil! 

Dentro do que trata a NR 20, podemos encontrar ainda os inflamáveis de forma líquida, sólida ou gasosa.

Exemplos de produtos inflamáveis são os explosivos, classificados como:

• Materiais Sólidos, como por exemplo, dinamite;

• Líquidos, tal como a nitrocelulose

• Mistura como a pólvora.

Gases inflamáveis

Os gases inflamáveis, que são aqueles tipos de gases que se incendeiam rapidamente. Quer um exemplo? O gás liquefeito de petróleo – GLP, o famoso gás de cozinha, que é super inflamável. Mas há somente este tipo de gás? Não! Existe o gás Metano (CH4), Butano (C4H10), Etileno (C2H4), Etano (C2H6), Propano (C3H8), Xileno (C8H10): cada gás um tipo de produto inflamável.

Líquidos inflamáveis

E os líquidos inflamáveis? Também existem. Um exemplo deste tipo de produto é o aldeído de acético, acetona, benzina, acrilato de metila, nitrato de metila, e, os mais populares, o álcool etílico, a gasolina e o querosene.

E o combustível?

Podemos definir como toda substância sólida, líquida ou gasosa capaz de queimar e alimentar a combustão. Em suma, todas as substâncias são combustíveis, para efeito de combate ao fogo. Poderão ser considerados como materiais incombustíveis os que queimam somente acima de 1500ºC. E o mais importante é que você saiba que a maioria dos combustíveis entram em combustão em fase gasosa quando em contato com uma fonte de energia, como uma chama, por exemplo.

Mas é importante mencionar que a NR-20 trata especificamente da forma gases e líquidos combustíveis e inflamáveis. E qual a diferença de líquidos combustíveis e inflamáveis? Bem, o que manda são as diferenças do ponto de fulgor de cada uma.

Olha só o que diz a norma NR-20:

20.3.1 Líquidos inflamáveis: são líquidos que possuem ponto de fulgor ≤ 60º C.

20.3.2 Gases inflamáveis: gases que inflamam com o ar a 20º C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.

20.3.3 Líquidos combustíveis: são líquidos com ponto de fulgor > 60º C e ≤ 93º C

Na prática, resumindo: Líquidos combustíveis quando aquecidos liberam vapores inflamáveis perigosos, e devem ter a mesma atenção quando falamos de líquidos inflamáveis, porque estes também liberam vapores.

Todo esse conteúdo pode ser aprendido em nossos cursos de NR 20. Curso obrigatório para todo frentista. Saiba Mais no link: clicando aqui.

Veja as publicações do nosso blog: https://estudyou.com/blog

Link para a Norma Regulamentadora 20: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(69) 3536-5332
atendimento@estudyou.com